glaucoma é grave

Glaucoma é grave? Os Riscos dessa Doença e a Importância de Buscar um Oftalmologista.

O glaucoma é uma condição ocular que afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Conhecido principalmente como uma doença silenciosa, ele pode levar à perda gradual e irreversível da visão, caso não seja identificado e tratado adequadamente. Descobrir se o glaucoma é grave, saber seus riscos e a relevância do diagnóstico precoce vai ser  o que preservará a saúde dos seus olhos.

Como o Glaucoma se forma?

O glaucoma é uma doença caracterizada por danos no nervo óptico, a estrutura que conecta o olho ao cérebro e transmite as informações visuais. Geralmente, esse dano está associado ao aumento da pressão intraocular, o que ocorre quando há acúmulo de fluído nos olhos, pressionando o nervo óptico.

Existem diversos tipos de glaucoma, sendo o mais comum o glaucoma de ângulo aberto, em que o fluido acumula-se lentamente. Por outro lado, o de ângulo fechado ocorre de repente, quando há um bloqueio repentino no escoamento do fluido, resultando em aumento rápido da pressão.

Sem o tratamento adequado, a condição progride e leva à perda da visão de forma gradual, iniciando-se pela periferia e avançando para a parte central. A perda visual decorrente do glaucoma é permanente, o que reforça a importância de entender os sintomas e buscar orientação oftalmológica.

Desafios e Fatores de Risco

O glaucoma é considerado uma doença silenciosa porque, na maioria dos casos, não apresenta sintomas iniciais. É comum que as pessoas só percebam alterações na visão quando a condição já está em estágio avançado.

Esse é um dos maiores desafios do glaucoma, uma vez que a perda de visão periférica e os danos ao nervo óptico já podem ter ocorrido ao ponto de impactar a qualidade de vida do paciente.

Fatores como a idade avançada, histórico familiar de glaucoma, hipertensão ocular, doenças cardiovasculares, diabetes e miopia alta aumentam o risco de desenvolver a doença.

Em muitos casos, o glaucoma pode afetar ambos os olhos, embora o grau de progressão varia de um olho para outro. A presença de qualquer fator de risco ou de qualquer alteração ocular deve motivar uma consulta regular com um oftalmologista.

Glaucoma é Grave?

Sim, o glaucoma é uma condição grave que, se não tratada, leva à cegueira permanente.

O dano causado ao nervo óptico é irreversível e impacta diretamente a visão. Como já mencionado, o glaucoma apresenta sintomas perceptíveis apenas em fases avançadas, quando a visão periférica já está comprometida. Esse aspecto progressivo e assintomático torna a doença perigosa.

A gravidade do glaucoma está também na sua irreversibilidade; uma vez que a visão é perdida, não há tratamento que permita recuperá-la. 

Como Consultas Regulares Previnem o Glaucoma?

O diagnóstico precoce do glaucoma é o que vai prevenir a perda de visão. O exame oftalmológico regular, com acompanhamento de pressão intraocular e avaliação do nervo óptico, permite a detecção da doença em suas fases iniciais. Mesmo pessoas que não apresentam sintomas ou fatores de risco devem consultar um oftalmologista regularmente.

A detecção precoce permite ao oftalmologista iniciar o tratamento antes que a doença cause danos severos à visão. Isso pode ser feito por meio de exames como a tonometria, que mede a pressão intraocular, a gonioscopia, que avalia o ângulo de drenagem do olho, e a tomografia de coerência óptica (OCT), que analisa o nervo óptico e a retina.

Trabeculoplastia Seletiva a Laser para o Tratamento do Glaucoma

A trabeculoplastia seletiva a laser (SLT) é o método mais recomendado no tratamento do glaucoma de ângulo aberto.

A trabeculoplastia seletiva a laser utiliza pulsos de laser de baixa energia para estimular o sistema de drenagem do olho, facilitando a saída do fluido ocular e, consequentemente, reduzindo a pressão intraocular. Esse procedimento é minimamente invasivo, com recuperação rápida e risco reduzido de efeitos colaterais.

Além de ser um procedimento rápido de fazer e indolor, a trabeculoplastia seletiva a laser pode ser realizada mais de uma vez, se necessário. Mas normalmente só é necessária sua repetição a cada 3 ou 5 anos.

No Instituto de Olhos Bela Vista, o Dr. Márcio Tractenberg é especialista em trabeculoplastia seletiva a laser e possui mais de 10 anos de experiência com esse tratamento, sendo um dos pioneiros nessa técnica em Porto Alegre.

Para saber mais sobre o glaucoma entre em contato com o Instituto de Olhos Bela Vista e agende uma consulta.

Mais como este

Como foi seu atendimento?

Avalie no google como foi a sua experiência com o atendimento do Dr. Marcio Tractenberg

Agende uma consulta com o especialista