O SLT, ou Trabeculoplastia Seletiva a Laser, é uma ferramenta importante no manejo do glaucoma, com bom perfil de segurança e eficácia para muitos pacientes.
Neste post, explicamos se SLT dói, o que acontece antes, durante e depois do procedimento, quais sensações são normais, quais sinais exigem contato urgente com a equipe e como se preparar.
O que é SLT, em poucas palavras
SLT é um tipo de laser usado para diminuir a pressão intraocular em pacientes com glaucoma de ângulo aberto ou hipertensão ocular.
Em vez de destruir tecido, o SLT age com energia seletiva sobre células pigmentadas do trabéculo (a malha que drena o humor aquoso) e estimula uma resposta biológica que melhora a drenagem.
O procedimento costuma ser realizado no consultório, sem necessidade de internação e é considerado uma opção eficiente e que pode ser repetido.
Por que a SLT tem se tornado a alternativa recomendada?
Nos últimos anos, estudos e práticas clínicas mostraram que a SLT é uma opção eficaz, com perfil de segurança favorável, que em muitos casos reduz ou até substitui o uso contínuo de colírios hipotensores por um período (às vezes anos).
Para muitos oftalmologistas, a SLT é hoje uma alternativa prática entre manter o paciente só em colírios ou avançar para cirurgias mais invasivas. Essa combinação de eficácia, segurança e simplicidade é o que a torna cada vez mais recomendada.
SLT dói? O que o paciente realmente sente?
Durante o procedimento: a maioria dos pacientes descreve a SLT como essencialmente indolor. Antes das aplicações de laser são colocadas gotas anestésicas tópicas (no olho). Por isso, a sensação costuma ser de calor leve, pressão ou pontadas breves, e não de dor intensa. A sensação é normalmente tolerável e breve.
Logo após: pode haver leve desconforto, sensação de arejamento, olhos lacrimejando ou visão um pouco embaçada por algumas horas. Em alguns casos, o médico prescreve colírios anti-inflamatórios por alguns dias para reduzir a irritação. Mas, no geral, o pós-procedimento é tranquilo. Tanto que, muitas vezes, o paciente é liberado para dirigir assim que sai da clínica.
Duração e logística: é rápido? Precisa de acompanhante?
Tempo do procedimento: a aplicação costuma levar apenas alguns minutos por olho (na prática clínica, entre 5–15 minutos incluindo preparo). Considerando a entrada, orientações e controle de pressão ao final, todo o tempo na clínica costuma ficar na faixa de 30 a 120 minutos, dependendo do fluxo do serviço.
Acompanhante: na maioria dos casos não é necessário acompanhante. O paciente faz o procedimento no ambulatório e pode permanecer no local o tempo necessário para o médico checar pressão intraocular logo após o laser. Algumas clínicas pedem que um acompanhante esteja disponível apenas em situações específicas (ansiedade extrema, transporte público, paciente com mobilidade reduzida, etc.).
Vantagens práticas da SLT (por que pacientes preferem)
- Minimante invasiva e ambulatorial. Sem cortes.
- Procedimento rápido e sem necessidade de anestesia geral.
- Pode reduzir ou dispensar colírios por meses/anos em muitos pacientes, o que melhora adesão ao tratamento.
- Bom perfil de segurança: complicações existem, mas são relativamente raras; picos de pressão e inflamação pós-procedimento podem ocorrer e são monitorados e tratados.
Quem pode se beneficiar da SLT?
A SLT é indicada principalmente para glaucoma de ângulo aberto e hipertensão ocular. Pode ser usada tanto como primeira linha (em substituição a colírios) quanto em pacientes que já usam medicação e precisam de complementação ou redução de colírios. A elegibilidade exata depende do exame clínico e histórico de cada paciente.
Se você tem glaucoma ou pressão ocular elevada e quer entender se a Trabeculoplastia Seletiva a Laser (SLT) é a melhor opção para o seu caso, fale com especialistas.
Entre em contato com o Instituto de Olhos Bela Vista para agendar uma avaliação, tirar suas dúvidas e receber orientação personalizada sobre o procedimento, preparação e logística (incluindo orientações sobre dirigir e acompanhante).
Agende já sua avaliação com o Instituto de Olhos Bela Vista — cuide da sua visão com informação e segurança.
SLT dói? O que os estudos e guias dizem.
De forma geral, a maioria dos pacientes descreve pouco ou nenhum desconforto durante o procedimento. Muitos relatam apenas sensações transitórias, como pressão, leve ardência ou ”beliscada” quando o laser é aplicado.
Estudos e revisões clínicas apontam que apenas uma minoria relata dor significativa, e que desconfortos pós-procedimento costumam ser leves e temporários. Isso depende de fatores como intensidade da energia, extensão do ângulo tratado e tipo de glaucoma.
Portanto, no geral, a experiência típica relatada pela maioria dos pacientes é de mínimo desconforto.
Antes do procedimento: preparo e o que você pode sentir.
Anestesia local
Antes do laser, o médico aplica colírio anestésico para adormecer a superfície ocular. Isso reduz a dor durante o procedimento e é o motivo principal pelo qual a maioria dos pacientes não sente dor intensa.
Medicação preventiva
Em algumas clínicas pode-se dar um colírio anti-inflamatório ou outro tipo para reduzir o risco de pico de pressão logo após o laser.
Alguns serviços também checam a pressão imediatamente antes e podem administrar gotas para prevenir elevação súbita.
Posicionamento
Você ficará sentado em frente ao equipamento, com o queixo apoiado, semelhante a um exame de lâmpada de fenda.
O médico usará uma lente de contato especial sob anestesia para focar o laser. A sensação dessa lente pode ser comentada por alguns como leve pressão.
Durante o procedimento: sensações mais comuns.
Tempo médio: alguns minutos por olho (em muitos casos entre 5 e 15 minutos no total, dependendo da extensão do tratamento).
O que você pode sentir:
- Pouco ou nenhum desconforto é a norma;
- Pressão leve pela lente de contato usada para aplicar o laser. Isso é comum e passa rápido;
- Estalo, pontadas breves ou sensação de flash quando os disparos do laser acontecem. Muitos descrevem como desconforto momentâneo, não dor;
- Olho lacrimejando ou sensibilidade à luz por alguns minutos após o término.
Imediatamente após: visão, dor e recomendações.
Nas horas seguintes ao SLT é comum:
- Visão embaçada, por algumas horas. A lente e os colírios usados podem causar borrão transitório. Dirigir imediatamente pode não ser seguro; confirme com a clínica;
- Olho vermelho e sensação de corpo estranho leve. Geralmente de curta duração e controlável com colírio anti-inflamatório, se prescrito;
- Desconforto leve a moderado em alguns casos nas primeiras 24 a 72 horas. Analgésicos simples (paracetamol) costumam ser suficientes. Anti-inflamatórios tópicos podem ser indicados pelo médico.
Um problema que a equipe monitora é a elevação temporária da pressão intraocular logo após o laser.
Por isso, muitas clínicas medem a pressão de 30 a 60 minutos depois e orientam retorno nos dias seguintes. Raramente essa elevação é significativa, mas pode exigir gotas adicionais.
Complicações relacionadas à dor: quando se preocupar.
Procure atendimento imediato se, após o SLT, você apresentar dor intensa que não melhora com analgésico simples ou aumento rápido e progressivo da vermelhidão.
Também se houver queda súbita da visão, flashes ou halos intensos ou, ainda, uma sensação de pressão ocular muito forte.
Esses sinais podem indicar uma reação inflamatória mais severa, pico de pressão ocular ou outras complicações que exigem intervenção.
Guias de centros oftalmológicos recomendam instruções claras para o paciente sobre esses sinais.
Eficácia e expectativas a médio e longo prazo
SLT é considerada tratamento de primeira linha para glaucoma de ângulo aberto e hipertensão ocular.
A resposta varia: estudos e pesquisas clínicas apontam taxas de sucesso (redução significativa da pressão) na faixa de 50 a 70% em vários cenários.
Em outras palavras, muitos pacientes experimentam redução suficiente da pressão, mas nem todos respondem igualmente e o efeito pode diminuir com os anos.
Uma vantagem é que o SLT pode ser repetido, pois tem menor efeito térmico crônico sobre a malha trabecular do que lasers mais antigos.
Dicas práticas para o dia do SLT
- Peça para alguém acompanhá-lo, caso sua visão fique embaçada e você queira companhia para voltar para casa. Algumas clínicas orientam não dirigir no dia;
- Traga colírios habituais e informe a equipe sobre todas as medicações e alergias;
- Use roupas confortáveis e evite maquiagem nos olhos;
- Pergunte sobre os próximos passos e quando você deve retornar para medir pressão e avaliar efeito do SLT (frequentemente na 1ª ou 2ª semana e depois em algumas semanas).
Se você está considerando SLT ou quer conversar sobre opções para controlar sua pressão intraocular, entre em contato com o Instituto de Olhos Bela Vista e faça uma avaliação completa.
Consultório Instituto de Olhos Bela Vista – Av Carlos Gomes 1340 Sala 1003/1
Porto Alegre / RS 90480-001